Projeto “Museu na aldeia” junta 13 museus e 13 aldeias da Rede Cultura 2027



Comunidades de 13 aldeias e objetos de 13 museus de concelhos que integram a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura vão dialogar em “Museu na aldeia”, num projeto iniciado no dia 4 de dezembro,  em Pedrógão Grande, 

Entre a igreja e o coreto da aldeia de Mosteiro, famosa pela praia fluvial, a Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), de Leiria, apresentou a iniciativa que pretende, acima de tudo, “chegar a pessoas que vivam em comunidades mais isoladas e que se encontrem em solidão”, explicou a coordenadora.O pretexto são peças dos 13 museus selecionados, que vão ao encontro do público-alvo, idosos autónomos com mais de 65 anos, acrescentou Raquel Gomes.

O projeto decorre até ao fim de 2022 e compreende a criação de um museu virtual, com informação que permita a replicação e disseminação do processo noutros pontos do país. Em paralelo, decorrerá uma avaliação do impacto pelo Politécnico de Leiria.

Financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social e Câmara Municipal de Leiria, “Museu na aldeia” será “um estudo de caso a nível nacional”, considera a vice-presidente da autarquia.“Acreditamos que pelo país fora mais museus vão sair até às aldeias e, especialmente, vão falar com as pessoas. É isso que nós queremos”, disse Anabela Graça.

Participam no projeto as aldeias de Mosteiro (Pedrógão Grande), Sapateira (Sobral de Monte Agraço), Freixianda (Ourém), Cabeças (Alvaiázere), Columbeira (Bombarral), Vargos (Torres Novas), São Bento (Porto de Mós), Arranhó (Arruda dos Vinhos), Alcanadas (Batalha), Famalicão (Nazaré), Ateanha (Ansião), Folgarosa (Torres Vedras) e Cercal (Cadaval).

Cada uma delas receberá objetos do Museu do Vidro (Marinha Grande), Casa do Tempo (Castanheira de Pera), Museu de Leiria, Museu da Arte Popular Portuguesa (Pombal), Museu e Centro de Artes (Figueiró dos Vinhos), Museu Municipal de Alenquer, Museu da Lourinhã, Rede Museológica do Concelho de Peniche, Museu Abílio de Mattos e Silva (Óbidos), Centro de Artes das Caldas da Rainha, Museu Raul da Bernarda (Alcobaça), Museu de Aguarela Roque Gameiro (Alcanena) e Centro de Estudos em Fotografia de Tomar.

LUSA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua