86 mil particulares retomam pagamento de crédito habitação em abril
As moratórias privadas para o crédito habitação acabam hoje.
Segundo Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, são 86 mil os particulares que aderiram à moratória privada com retoma de pagamentos de empréstimo a partir de abril.
Quando questionado por Cecília Meireles, deputada do CDS-PP, na comissão de Orçamento e Finanças sobre moratórias de crédito, o governador afirmou que o valor médio dos créditos à habitação que recorreram à moratória pública ronda os 65 mil euros, enquanto que na moratória privada o valor médio é de 38 mil euros sendo que "as exposições na moratória privada são muito mais reduzidas do que na pública".
Relativamente ao crédito das empresas abrangidas pelas moratórias públicas às empresas, Mário Centeno revelou que 20% correspondem a créditos com garantia pública e cerca de 48% tem garantias reais.
Mário Centeno adiantou também que os bancos aumentaram as provisões em 2.000 milhões de euros em 2020 para "aquilo que possam ser eventos de incumprimento associados às moratórias ou a crise em geral, nos próximos anos" e estão a trabalhar com os seus clientes de forma a avaliar, caso a caso, eventuais dificuldades.
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário