Primeira Unidade de Cuidados Paliativos do distrito abriu em Alcobaça
O Centro Hospitalar de Leiria informou que a primeira Unidade de Cuidados Paliativos do distrito de Leiria começou a funcionar no Hospital de Alcobaça, prevendo receber aproximadamente 250 doentes por ano e era, segundo Licínio Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, “há muito ambicionada e necessária”.
A Unidade abriu no dia 16 de março e pretende promover o “acompanhamento dos doentes com necessidades paliativas mais complexas”.
A unidade localiza-se num espaço físico independente, contando com 12 camas distribuídas por 10 quartos e sendo dotada de espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório, e sala de convívio e de atividades.
Conta com uma equipa de formação específica de forma a garantir "uma prestação de cuidados de saúde de qualidade", promovendo " a dignidade" e aliviando " o sofrimento dos seus doentes, e apoia os seus familiares/cuidadores”.
O projeto teve um investimento de aproximadamente 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020, tendo a Câmara Municipal de Alcobaça contribuído com o valor 75 mil euros, para aquisição de equipamentos e mobiliário.
A nova Unidade de Cuidados Paliativos irá abranger cerca de 400 mil utentes, o correspondente à área de influência do CHL.
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário