Eduardo Cabrita admite possibilidade de eleições autárquicas em dois fins de semana
O ministro da Administração Interna, admitiu ser possível a realização de eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro, em dois fins de semana.
Em entrevista à Agência Lusa, Eduardo Cabrita ressalvou que “não está previsto o voto antecipado” no entanto existe “abertura para ponderar modelos” uma vez que “a distribuição do voto entre dois fins de semana" é "perfeitamente possível”.
Eduardo Cabrita referiu que “não é possível o voto em mobilidade porque isso implicaria ter tantos boletins de voto disponíveis quantas as três mil freguesias que existem no país e, portanto, seria uma operação logística impossível”.
O ministro salientou também que “a competência de alteração das datas é da Assembleia da República, mas a opinião que tenho é a mesma sobre as presidenciais. Espero que a situação sanitária esteja claramente melhor, já hoje está claramente melhor do que em janeiro, mas prova hoje não teríamos ganho nada em adiar as eleições presidenciais”.
O PSD propôs um projeto-lei a ser discutido no próximo dia 25 de março na Assembleia da República com vista à alteração da data das eleições para novembro ou dezembro devido ao atual contexto pandémico mas , para Eduardo Cabrita, não há garantias de que "“a situação em dezembro possa estar melhor do que em setembro”.
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário