Figueiró dos Vinhos em fase de reflorestação das Fragas de S. Simão e do Cabeço do Peão
O Município de Figueiró dos Vinhos está a levar a cabo a reflorestação da zona das Fragas de S. Simão e da Mata Municipal do Cabeço do Peão.
Com o objetivo de minimizar o risco de incêndio e fomentar a "valorização ambiental e paisagística" está proceder-se à substituição de acácias, pinheiros infestados por pragas e eucaliptos por medronheiros, sobreiros e carvalhos.
Na área das Fragas já foram plantadas 200 árvores de espécies autóctones enquanto que na zona do Cabeço do Peão as árvores removidas estão a ser substituídas por carvalhos, medronheiros e sobreiros, tendo-se preservado “todos os exemplares de árvores autóctones ali existentes”.
A Câmara Municipal comunicou que a finalidade é a “transformação do solo até agora ocupado por eucaliptos”, o que “por si só reduz drasticamente o risco de incêndio" e que “as replantações de espécies autóctones nestas duas zonas de grande relevo para o concelho, residem na crescente preocupação ambiental do município, visando sobretudo a segurança, a sustentabilidade, a recuperação e a valorização ambiental e paisagística”.
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário