Investimento de 12 milhões de euros em maquinaria para gestão de fogo rural

 

O Governo avançou, no passado dia 20 de março, que as Comunidades Intermunicipais (CMI) e as organizações de produtores florestais vão ter ao seu dispor uma bolsa de maquinaria para gestão de fogo rural no valor total de cerca de 12 milhões de euros.

A bolsa possui 63 máquinas pesadas das quais 30 são novas aquisições resultantes de um investimento de 3,2 milhões de euros sendo que, desde 2019, foram investidos sensivelmente 12 milhões de euros.

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, declarou que “vamos honrar um compromisso de investimento, com uma dimensão que nunca foi vista no passado, de aquisição e distribuição de um número muito grande de máquinas que são fundamentais, tanto em alguns dos casos para o combate aos incêndios como para a gestão de combustível e, por essa forma, fazer prevenção estrutural contra incêndios”.

Segundo o ministro, os novos equipamentos vão ser disponibilizados às organizações de produtores florestais e às CIM mediante "contratos comodato ao longo de um ano" , sem custos à excepção da manutenção e combustível.

Para além desta bolsa o Governo tem também “mais 100 equipamentos mais ligeiros, como sejam destroçadores de martelos e de correntes, grades de discos e outros, que vão poder ser partilhados a partir de uma base de dados consoante as necessidades” de pessoas coletivas sob compromisso de boa utilização.


Sandra Santos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua