Seis milhões de euros para reabilitação do castelo de Leiria e envolvente
O Castelo de Leiria sofreu uma intervenção com o objetivo de valorizar o património, criar maior inclusão e potenciar a atratividade turística.
Em visita realizada com os órgãos de comunicação social e na presença da Diretora Regional de Cultura do Centro, dos arquitetos responsáveis pelo projeto e dos vereadores da Cultura, Anabela Graça, e das Obras Municipais, Ricardo Santos, o Presidente da Câmara Municipal declarou que a obra "tem preocupações de valorização do património e de mudança de paradigma das visitas ao Castelo, já que há uma forte aposta nas acessibilidades e no conforto para vivenciar o espaço em termos culturais e artísticos" sendo este um "investimento estratégico para aquilo que é a nossa visão do futuro e, com esta obra, Leiria estará na linha da frente da recuperação [da pandemia]".
Os acessos ao castelo estão em fase de conclusão o que "irá permitir receber turistas que antigamente não sentiam vontade de visitar este património porque era de difícil acesso" e permitir a pessoas com mobilidade reduzida usufruir do espaço.
Para Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, a intervenção "foi um processo desafiante e que nos orgulha profundamente" uma vez que este é um "exemplo do que se pode fazer para que efetivamente o património seja de todos e possa ser usufruído por qualquer pessoa".
A intervenção no Castelo teve um investimento de 2,6 milhões de euros, sendo financiada pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e pelo Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial em cerca de 2,2 milhões de euros.
As obras dos acessos mecânicos, no Largo da Sé e no parque verde da encosta terão igualmente apoio financeiro dos fundos comunitários, sendo que o investimento de todas as intervenções será de aproximadamente seis milhões de euros.
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário