Seis milhões de euros para reabilitação do castelo de Leiria e envolvente

O Castelo de Leiria sofreu uma intervenção com o objetivo de valorizar o património, criar maior inclusão e potenciar a atratividade turística.

Em visita realizada com os órgãos de comunicação social e na presença da Diretora Regional de Cultura do Centro, dos arquitetos responsáveis pelo projeto  e dos vereadores da Cultura, Anabela Graça, e das Obras Municipais, Ricardo Santos, o Presidente da Câmara Municipal  declarou que a obra "tem preocupações de valorização do património e de mudança de paradigma das visitas ao Castelo, já que há uma forte aposta nas acessibilidades e no conforto para vivenciar o espaço em termos culturais e artísticos" sendo este um "investimento estratégico para aquilo que é a nossa visão do futuro e, com esta obra, Leiria estará na linha da frente da recuperação [da pandemia]".

Os acessos ao castelo estão em fase de conclusão o que "irá permitir receber turistas que antigamente não sentiam vontade de visitar este património porque era de difícil acesso" e permitir a pessoas com mobilidade reduzida usufruir do espaço.

Para Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, a intervenção "foi um processo desafiante e que nos orgulha profundamente" uma vez que este é um "exemplo do que se pode fazer para que efetivamente o património seja de todos e possa ser usufruído por qualquer pessoa".

A intervenção no Castelo teve um investimento de 2,6 milhões de euros, sendo financiada pelo PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e pelo Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial em cerca de 2,2 milhões de euros.

As obras dos acessos mecânicos, no Largo da Sé e no parque verde da encosta terão igualmente apoio financeiro dos fundos comunitários, sendo que o investimento de todas as intervenções será de aproximadamente  seis milhões de euros.


Sandra Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua