"Elos com Futuro" no apoio ao luto em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera

 

“Elos com Futuro” é um projeto, nascido em 2019 e desenvolvido para três anos, que  tem como parceiro principal a associação de apoio ao luto APELO, de Aveiro.

O projeto pretende dar apoio ao luto em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, os concelhos do distrito de Leiria mais fustigados pelos incêndios de junho de 2017 e "foi nesse sentido que o projeto nasceu, como uma forma de dar alguma resposta no apoio ao luto e, principalmente, na capacitação de pessoas que possam depois posteriormente estar habilitadas e ter competências para dar esse apoio sempre que seja necessário".

Segundo Joana Pereira, coordenadora do projeto, “após os incêndios, aquilo com que os concelhos se depararam foi que havia uma falta de apoios adequados a pessoas que tenham sofrido perdas pessoais profundas”.

O projeto, aprovado no âmbito do Portugal Inovação Social, é apoiado pelas  misericórdias dos três concelhos, sendo a Santa Casa de Figueiró dos Vinhos a entidade coordenadora e tem um financiamento de 337.818 euros, sendo 70% do Portugal 2020 e os restantes 30% suportados pelos municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

“Por um lado, queremos fazer a capacitação para o apoio ao luto e queremos abranger principalmente os colaboradores e utentes das nossas instituições, mas também todos os membros da comunidade que queiram participar nesta capacitação” por outro,queremos "disponibilizar sessões de apoio ao luto individuais a pessoas de toda a comunidade, de acordo com o tipo de perda que as pessoas tenham sofrido".

“A pandemia fez atrasar imenso. Esta temática do apoio ao luto exige o contacto humano, é muito difícil darmos apoio ao luto a pessoas, principalmente pessoas já de alguma idade”, através das novas tecnologias, admitiu Joana Pereira, pois “o luto leva-nos para o isolamento".


Sandra Santos I Foto: Elos com Futuro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua