Febres vai ter um Núcleo Museológico do Ourives Ambulante
Vai ser criado na freguesia de Febres, em Cantanhede, um Núcleo Museológico do Ourives Ambulante, com o objetivo de "perpetuar a história dos ourives ambulantes dos relojoeiros e conserteiros de joalheira e relojoaria da região da Gândara".
A obra tem um prazo de execução de 240 dias, sendo o projeto da autoria da arquiteta Anabela Neto que "pretende preservar a memória das diversas utilizações de caráter social que" o edificio "teve ao longo do tempo e que fazem parte da memória coletiva da gente de Febres".
O Núcleo Museológico visa homenagear as sucessivas "gerações de ourives ambulantes, relojoeiros e conserteiros de joalheira e relojoaria" e terá um caráter "específico e bastante diferenciador" com o objetivo de abrir "caminho ao desenvolvimento de um segmento da história da região que está um pouco esquecida e que precisa ser revitalizada".
A iniciativa pretende "reatualizar o passado, sem demagogias, condição fundamental para a construção de um futuro de progresso e qualidade, com responsabilidade".
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário