Moinhos de Pombal e Ansião de regresso à vida
Os moinhos da região estão de novo, aos poucos e após anos de abandono, a voltar à vida graças ao investimento de entidades públicas e privadas.
No concelho de Ansião foram recentemente reparados os moinhos dos lugares do Outeiro, Alvorge e da Melriça, Santiago da Guarda tendo a Junta de Pousaflores construído uma réplica dos moinhos originais daquela freguesia, em 1993.
Desde então, são inúmeras as visitas guiadas com workshops e onde se aprende como se produzia farinha noutros tempo. O feedback é de tal forma positivo que a Autarquia está a trabalhar na homologação da Rota do Vento e de um conjunto de percursos pedestres desenvolvidos em torno dos moinhos.
No ano passado, o moinho de Pousaflores foi usado como marca identitária de Ansião, que o candidatou à campanha 7 Maravilhas da Cultura Popular pois o moinho giratório é um “artefacto complexo”, com grande “grande significado histórico”.
No concelho de Pombal, com o envolvimento da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e de Rui Rua, investigador de Pombal para quem os moinhos da Corujeira também podem ser um factor de dinamização turística do concelho, os trabalhos de recuperação dos moinhos da Corujeira, em Abiul, já arrancaram estando também previsto um percurso pedestre.
Os moinhos das Corujeiras, datados do final do século XIX, foram construídos com recurso a chapa, por influência norte-americana, o que os torna únicos do género na Europa.
Sandra Santos I Foto: Culnatur
Comentários
Enviar um comentário