Município da Figueira da Foz investe 8,4 milhões de euros em iluminação "led"
O Município da Figueira da Foz comunicou hoje que vai proceder à mudança para lâmpadas ‘led’ de toda a iluminação pública do concelho num projeto de 8,4 milhões de euros que deverá estar concluído em 2022.
O Município prevê trocar as 22.500 luminárias públicas das 14 freguesias por outras com tecnologia ‘led’, mais eficiente e com menor consumo, numa poupança anual de cerca de 890 mil euros. Para isso, o executivo irá contratualizar um empréstimo bancário no valor de 7,9 milhões de euros, a pagar a 10 anos o que, segundo Carlos Monteiro, será amortizado com a poupança gerada na fatura de energia.
"Sabemos exatamente o que é que queremos, a nível de equipamentos e de gestão do sistema. Vamos ter uma temperatura de cor de 2800k [um branco quente] que pode baixar um bocadinho, por exemplo, nas praças”, e “vamos melhorar a iluminação e reduzir em 18.500 toneladas os gases de efeito de estufa”, adiantou o Presidente da Câmara.
De momento, o Município gasta cerca de 1,3 milhões de euros anuais com o consumo de iluminação pública, valor que baixará para cerca de 400 mil euros com a concretização do projeto que Carlos Monteiro definiu como uma “revolução” ao nível da iluminação pública, salientando que o Município tem vindo a trabalhar neste sentido há cerca de oito anos e que foi precedido de um projeto-piloto na freguesia de Vila Verde, orçado em cerca de 400 mil euros e já concluído.
O projeto foi aprovado por maioria, com a abstenção do vereador do PSD, Ricardo Silva, que criticou a contratualização do empréstimo de 7,9 milhões de euros a poucos meses das eleições autárquicas.
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário