Município de Pombal aprova projeto de requalificação do Jardim da Várzea
O Município de Pombal aprovou, por maioria do executivo e após um período de auscultação pública, o projeto de reabilitação do Jardim da Várzea num investimento superior a 1,7 milhões de euros, a incidir numa área de 22.430m2.
O projeto tem por objetivo revitalizar uma zona "bastante estruturante, mas desqualificada da cidade e surge como uma clara aposta na refuncionalização daquela zona central da cidade, pilar da promoção cultural, criando também condições para desfrutar melhor o espaço público, fomentando a mobilidade sustentável e potenciando Pombal como uma cidade mais atrativa e inclusiva".
No interior do jardim “será removida a matriz proposta em calçada miúda branca e preta, por pavimento drenante em saibro estabilizado não desagregável, com uma leitura semelhante ao existente atualmente, e perfeitamente pedonal. Outras das grandes alterações é a eliminação dos quatro canteiros florais propostos em altura, sendo substituído por quatro canteiros ao nível do solo, com uma área verde muito mais ampla do que a inicial. Nestes mesmos canteiros serão colocados bancos com costas estrategicamente instalados de forma a tirar partido das sombras existentes.”
Com estas alterações, a zona verde do Jardim será aumentada e terá uma maior zona de sombras devido ao acréscimo de 12 arvores, para além das existentes, enquanto que a zona da fonte da Várzea mantém a solução inicial, um pedestal acessível em pedra calcária em detrimento do atual piso em cimento, enriquecido com iluminação de forma a destacar o local.
Sandra Santos I Foto: Município de Pombal
Comentários
Enviar um comentário