Município de Pombal iniciou a construção do novo Centro Escolar da Pelariga

A Câmara Municipal de Pombal iniciou ontem a construção do novo Centro Escolar da Pelariga, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, com prazo de execução de 450 dias.

O projeto inclui quatro salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico e duas para Jardim de Infância, em diferentes alas do edifício, podendo ser utilizadas de  forma independente ou conjunta.

O estabelecimento, com uma área total de 4438 m2, terá dois pisos e espaços comuns indispensáveis ao funcionamento de uma escola, nomeadamente áreas administrativas, salas polivalentes, biblioteca/informática, refeitório, instalações sanitárias e recreios.

Para Ana Maria Cabral, Vereadora da Educação, o novo estabelecimento escolar visa "assegurar a igualdade de oportunidades de educação pré-escolar e de ensino a todas as crianças e alunos", salientando que "todas as freguesias do concelho ficarão, entretanto, equiparadas com novas infraestruturas e equipamentos inovadores".

A atual escola não permite "uma melhoria em termos qualitativos, não dispondo de espaço suficiente para expansão – por se encontrar junto a uma estrada principal, sem espaço para crescer à retaguarda ou para as laterais – nem de condições para criação de espaços educativos e lúdicos, em sintonia com o preconizado no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória".

O novo centro escolar vai permitir a "racionalização dos recursos humanos, existindo uma vasta oferta de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento das crianças do Pré-Escolar e dos alunos do 1º Ciclo, antes e depois da componente letiva e de enriquecimento curricular", assim como "durante os períodos de interrupção letiva" e, assim, o novo polo escolar constituirá "uma alternativa mais tranquila e segura para a maioria dos pais e encarregados de educação que trabalham essencialmente na cidade de Pombal ou na zona urbana".

A empreitada, a cargo da empresa Alvape – Construção e Obras Públicas, Lda., junta-se a outras duas que se encontram a decorrer na área da Educação, o Centro Escolar da Guia e o Centro Escolar de Vila Cã, com investimentos na ordem dos 1,9 e 1,4 milhões de euros, respetivamente.


Sandra Santos I Foto: CM Pombal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua