Seleção para Jogos Olímpicos de Tóquio arrancam em Montemor-o-Velho


A seletiva interna de velocidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio está marcada para amanhã, 23 de abril , no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. É a primeira competição oficial de 2021 da canoagem portuguesa, do novo período de confinamento.

Está em causa a disputa pelo acesso para o apuramento continental, a decorrer em Maio em Szeged, na Hungria, e a definição do representante luso nas vagas em embarcações individuais já obtidas para as Olimpíadas do Japão, adiadas de 2020 para 2021 devido à pandemia.

A prova de K1 Femininos 200 metros marca o arranque. Às 8h30, Teresa Portela, Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Márcia Aldeias e Maria Aquino de Oliveira vão competir pelo melhor tempo. Em C1 Femininos 200 metros, Inês Penetra entra em ação às 8h35. 

Os 200 metros em K1 Masculinos contam, a partir das 8h40, com os canoístas Hugo Pinto da Rocha, Kevin Santos, Artur Pereira e Iago Bebiano. Às 8h50, em K2 Masculinos 1.000 metros é a vez da dupla João Cunha Pereira/Ruben Boas lutar contra o tempo fixado no Plano de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Canoagem. 

A prova de C2 Masculinos 1.000 metros vai ser disputada às 8h55, por Marco Apura/Bruno Afonso e Martim Azevedo/Diogo Sousa e Silva. 

Hélder Silva compete às 9h00, em C1 Masculinos 1.000 metros, com Joana Vasconcelos a correr atrás do tempo de nível internacional em K1 Femininos 500 metros às 10h30. 

As duplas Francisca Laia/Maria Rei e Mafalda Germano/Sara Sotero competem, às 10h35, na prova de K2 Femininos 500 metros.

 Em C2 Femininos 500 metros, às 10h40, Inês Penetra/Beatriz Lamas vão tentar o tempo mínimo incluído no Plano de Alto Rendimento, que garante a presença na Hungria. 

A canoagem já garantiu sete vagas para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas esta seleção ainda pode ser aumentada nos dias 12 e 13 de maio, na Hungria, no apuramento continental. 

De referir que terminada a qualificação para Tóquio 2020, a pista magiar recebe, entre 14 e 16 de maio, a Taça do Mundo de Szeged, o único grande teste dos canoístas internacionais antes dos Jogos Olímpicos.


Sandra Santos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua