Museu Nacional Ferroviário celebra aniversário do Caminho de Ferro em Portugal neste fim de semana
A 28 de outubro de 1856 iniciava-se em Portugal a aventura do caminho de ferro com a inauguração do primeiro troço entre Lisboa e o Carregado. 165 anos depois a Comissão Europeia promove o transporte ferroviário enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro, a fim de incentivar a sua utilização pelos cidadãos e pelas empresas e de contribuir para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050, determinando 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário.
De sexta a domingo, estará em exposição a Locomotiva “Joana”, com ilustração da artista Kruela d’Enfer (Angela Ferreira). Este é um projeto da Medway – Transporte e Logística, iniciativa inserida no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, que pretende promover o uso do comboio como meio de transporte mais sustentável.
No sábado, dia 30, a iniciativa começa às 10h30 com uma visita aos Bairros Ferroviários do Entroncamento, na qual ficará a conhecer a história e projetos futuros deste património edificado. Esta é uma atividade em parceria com a Infraestruturas de Portugal e o Município do Entroncamento. Pelas 11h00, destaque a visita“A Bordo”, na qual os participantes poderão conhecer por dentro diversas carruagens, salões, locomotivas e o Comboio Presidencial, numa viagem por 165 anos de história dos caminhos de ferro em Portugal. Às 15h00, será apresentado o livro “Não percas o Comboio! - Histórias sobre carris e outras viagens.”, de Alexandra Sousa. A autora reúne neste livro várias histórias verídicas, vividas na primeira pessoa, relacionadas com as muitas viagens de comboio, seu transporte de eleição, que realizou por Portugal e pela Europa.
Dia 31, domingo, o evento começa às 10h30 com a visita ao Comboio Real. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio mas também no seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, estando limitada a um número máximo de participantes e conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Entre as 11h00 e as 13h00, decorrerá a visita Tátil ao Museu, para pessoas com deficência visual. Na qual os participantes exploram vários objetos da ferrovia com recurso ao tacto.
Nos dias 30 e 31, sábado e domingo, entre as 10h30 e as 17h30, quem visita o Museu Nacional Ferroviário tem a possibilidade de experienciar conduzir uma Locomotiva em ambiente virtual, num simulador de condução durante cerca de 15 minutos, num percurso real entre o Entroncamento e Pombal. Esta é uma atividade em parceria com a CP Virtual. Entre os dias 29 e 31 de outubro, a entrada no Museu é gratuita. Nestes dias os visitantes poderão ainda viajar no Mini-Comboio (atividade dependente das condições climatéricas).
As atividades são de inscrição obrigatória através do email museu@fmnf.pt ou do telefone 249 130 382 e decorrem mediante as indicações da DGS.
Comentários
Enviar um comentário