"Foliar entre Montes e Mar" une Mira, Mealhada e Góis
“Foliar entre Montes e Mar” é um projeto em rede que une os municípios de Mealhada, Góis e Mira na tradição carnavalesca. Será desenvolvido um vasto programa que inclui exposições, espetáculos de música, de teatro e dança, workshops, lançamento de livros e mesmo de produtos turísticos inovadores, como sejam roteiros enogastronómicos. As atividades são gratuitas e o investimento global do programa ronda os 250 mil euros.
Na Mealhada, o Carnaval é vivido ao ritmo dos passos e sons do samba, com a exuberância do carnaval inspirador, o do Rio de janeiro (Brasil), trazido pelas quatro escolas de samba que vão perpetuando, de avós para pais e filhos, esta tradição, que chega a ser um modo de vida.
Mira dá destaque à tradição antiga dos caretos da Lagoa, que saem à rua de “Campina”, a máscara pintada e ornamentada com cornos e peles de animais. Trajam saia vermelha, numa alusão ao pecado e camisa branca que simboliza a pureza. Trazem presos em correias de couro os inevitáveis chocalhos. A tradição é antiga e, acredita-se, ter ligação a rituais pagãos de iniciação dos rapazes na idade adulta.
Em Góis vive-se o Entrudo Tradicional das Aldeias do Xisto com a “Corrida do Entrudo”. Nesta corrida, as máscaras de cortiça são adorno obrigatório. Feias e diabólicas, são adornadas por vários elementos como os cornos de cabras, barba de milho, lã de ovelha, hastes de veados, dentes de javali… E por detrás destas, manda a tradição que sejam declamadas “quadras jocosas” sobre os habitantes das aldeias corridas.
Assim, de fevereiro a setembro, cada município tem uma série de atividades gratuitas, desde ciclos de teatro a workshops, exposições ou atividades de cinema ou dança, que se realizarão, preferencialmente ao ar livre, valorizando espaços de valor patrimonial e paisagístico – parques, praias ou anfiteatros.
O programa “Foliar entre Montes e Mar”, com um investimento de 254.146,45€ a fundo perdido resulta de uma candidatura ao CENTRO 2020. Além da promoção e preservação da herança cultural de cada território, visa promover um produto turístico diferenciador, permitindo aumentar a capacidade de atração de visitantes.
Segundo António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, “este é um programa que valoriza toda a região e que promove a oferta turística dos três municípios. Estamos ligados pela história, pela gastronomia, pela cultura e os três juntos conseguimos apresentar uma oferta diversificada e diferenciadora”, sublinha o autarca.
Também Rui Sampaio, autarca de Góis, destaca a “oportunidade que este programa cultural para os territórios. No caso de Góis, as particularidades do nosso Carnaval já fazem dele uma marca em que apostamos muito e que queremos promover”, refere.
Raúl Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, salienta a diversidade dos três municípios no que se refere ao Carnaval, bem como no tipo de atividades que integram o programa financiado a 100% no âmbito dos apoios à cultura no contexto de pandemia. “É realmente um programa cultural, temos livros, exposições, cinema, teatro, roteiros ligados à gastronomia e à natureza. Tudo isto bem casado com o samba da Mealhada, o Entrudo de Góis e os caretos da Lagoa”, referiu.
Comentários
Enviar um comentário