CIMRL com um orçamento de 6,4 milhões de euros
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) tem este ano um orçamento de 6,4 milhões de euros, destacando-se, entre os vários projetos, o combate ao insucesso escolar, a prevenção de fogos rurais e campanhas de promoção turística.
Quanto a novos projetos, a CIMRL enumerou a construção do primeiro centro de recolha oficial de animais de companhia intermunicipal, a localizar em Castanheira de Pera, ou a implementação de uma rede intermunicipal de espaços de `coworking`, "com o objetivo dinamizar e fixar no território as designadas comunidades digitais".
Ainda no âmbito dos novos projetos, a CIMRL prevê lançar o projeto `Eco Região de Leiria`, uma "resposta à obrigação legal de implementar o sistema de depósito e recolha seletiva de embalagens em Portugal", com prémios para os consumidores que aderirem.
O orçamento e as grandes opções do plano plurianuais para o horizonte dos próximos cinco anos foram aprovados por unanimidade pela Assembleia da CIMRL na quinta-feira.
Para a "prossecução da visão designada `Região de Leiria 2030`" foram identificados quatro eixos estratégicos: reforço da coesão territorial, da inovação e qualificações, da competitividade territorial e económica, e da resiliência e neutralidade carbónica.
À agência Lusa, o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes, referiu tratar-se de um "orçamento de continuidade", que mantém um conjunto de candidaturas no atual quadro Portugal 2020, mas também "aposta em projetos no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e no Portugal 2030".
Gonçalo Lopes, que é também presidente da Câmara de Leiria, assegurou que este ano a CIMRL vai manter "com regularidade" as cimeiras com a sua congénere de Coimbra, notando que a do próximo mês versa sobre mobilidade. Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós são os municípios que integram a CIMRL.
LUSA
Comentários
Enviar um comentário