Lagoa da Ervedeira inaugura Estação da Biodiversidade
No passado dia 22 de abril, em comemoração do Dia Mundial da Terra, foi inaugurada a Estação da Biodiversidade na Lagoa da Ervedeira numa iniciativa com a associação TAGIS.
As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres assinalados por painéis informativos sobre o património natural e biológico a observar, estando cada uma em locais de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.
O evento contou com a presença de um grupo de alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Leiria, que teve a oportunidade de capturar, observar e libertar diversas espécies de insetos e outros animais que fazem parte da envolvente à Lagoa, num percurso ao longo de todo o passadiço.
Segundo a Câmara Municipal de Leiria, "munidos de redes e de pequenos boiões, as crianças puderam apreciar e aprender mais sobre libélulas e libelinhas, aranhas, sapos, melgas, grilos, gafanhotos, entre outros".
Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, destacou a importância das EBIO salientando que "fornecem à nossa comunidade um conhecimento quer da fauna, quer da flora", acrescentando que "estamos a fazer história, porque, ao registarmos uma estação, estamos a fazer uma fotografia daquilo que é o ecossistema naquele momento", permitindo acompanhar a sua evolução pois "a Lagoa da Ervedeira é um exemplo único de ecossistema, que é importante conhecer, porque só conhecendo é que conseguimos preservar".
Sandra Santos
Comentários
Enviar um comentário