Penela com projetos aprovados pelo Smart Rural 21


 O Projeto Smart Rural 21, apoiado pela Comissão Europeia, visa promover e inspirar as aldeias a desenvolver e implementar abordagens estratégicas, transformando-as em Smart Villages.

A aldeia de Ferraria de São João integra o projeto "Farm Real", apresentado pelo município de Penela, única candidatura portuguesa aprovada pelo Projeto Smart Rural 21 e apoiado pela Comissão Europeia, que recebeu mais de 700 candidaturas no concurso internacional.

Nesse sentido, em Ferraria de São João, um pequeno rebanho comunitário já pastoreia no perímetro da povoação. 

O rebanho aguarda a criação de uma plataforma online, que permitirá adotar animais e ser "pastores virtuais", acompanhando o seu dia-a-dia e visualizando as suas atividades pois os animais têm uma coleira com sensores que permite o seu acompanhamento em tempo real.

A candidatura inclui também o projeto de transformação da aldeia da Cumeeira numa "Social Village", de modo que os idosos que ali residem tenham todo o apoio e acompanhamento, evitando a sua deslocação para um lar ou centro social de dia.

O intuito é disponibilizar, de forma permanente, cuidados de saúde e sociais para que os idosos possam continuar nas suas casas.

Segundo o presidente da Câmara de Penela "para além deste apoio aos locais, este projeto inclui ainda a promoção do turismo sénior, cativando todas as pessoas que necessitem de algum apoio".

Luís Matias acrescenta que "os projetos de reabilitação urbana e de qualificação dos edifícios públicos e associativos" estão em curso e que "depois, é necessário encontrar um parceiro social que dê resposta de assistência ao domicílio e invista em tecnologia para promover a telemedicina".


Sandra Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artebel lança bloco térmico inovador

Tribunal decreta pena suspensa para mulher acusada de maus-tratos à filha de 5 anos em Pombal

Multa de duzentos euros por comerem gomas na rua